Sobre o GEPEM

charlein-gracia-682270-unsplash

Em uma sociedade cada vez mais complexa e plural, cresce a demanda por estudos nas áreas da convivência democrática e do desenvolvimento sociomoral e afetivo. Se por um lado, esta intensa procura sinaliza as constantes incertezas cotidianas quanto a como educar moralmente, por outro, demonstra a necessidade urgente de se criar espaços de discussão, pesquisa e reflexão sobre temas tão necessários.

Tal compromisso com a pesquisa e com a comunidade educativa levou, em 2005, à criação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, GEPEM, que integra pesquisadores de diferentes instituições de estudo e pesquisa, como universidades públicas, particulares e fundações voltadas à educação.

O grupo iniciou sob a liderança da Profa. Dra. Áurea Maria de Oliveira, da UNESP Rio Claro, SP, que também coordenava a linha de pesquisa “A educação moral e a formação do Eu universal”, cujas investigações buscavam compreender conceitos chaves da temática da moral como a cooperação, a igualdade, a liberdade, a identidade individual, social e universal do homem à luz de estudos da Filosofia, da Sociologia e da Psicologia.

Ao longo dos anos, o GEPEM foi crescendo e hoje atua sob coordenação da Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara e da Profa. Dra. Telma Pileggi Vinha, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Os encontros periódicos de seus integrantes acontecem tanto na UNICAMP, como na UNESP.

O GEPEM é registrado no diretório dos grupos de pesquisa do Brasil (Lattes-CNPq) e certificado pela UNESP. Atualmente, o grupo desenvolve duas linhas de pesquisas que envolvem a psicologia e a educação, com contribuição de outras ciências. Na primeira delas, “Convivência na escola: virtudes, bullying e violência”, coordenada pela Profa. Dra. Luciene Tognetta, são desenvolvidos estudos que procuram respostas aos problemas de violência, agressividade e bullying cotidianos em escolas, investigando suas causas e suas relações com os aspectos sociais, morais e afetivos necessários ao desenvolvimento moral.

A segunda linha de investigação é “As Relações Interpessoais na escola e o desenvolvimento da autonomia moral”, sob coordenação da Profa. Dra. Telma Vinha. Essa linha visa compreender a convivência na escola e os procedimentos da educação sociomoral e para a autonomia, investigando a qualidade do clima escolar e desenvolvendo ações para melhorá-la.

Com o tempo, muitos estudantes e profissionais da educação buscaram ingressar no GEPEM visando aprofundar seus estudos na área. Em vista disso, em 2008, teve início o “GEPEM II: Estudos iniciais”, um segundo grupo que também realiza encontros regulares na UNICAMP e na UNESP.

Objetivos do GEPEM