O papel da escola e da família na formação de nossas crianças e jovens

A família é frequentemente apontada como a principal responsável pelo comportamento “difícil” de um aluno. E por mais que a escola solicite aos pais que atuem diante do comportamento indesejado, muitas vezes, as mudanças são temporárias e insatisfatórias. Para entender melhor esta dinâmica, alguns pesquisadores estudam a comunicação entre escola e a família. Os resultados apontam que a forma com que a escola tem lidado com os problemas comportamentais terceirizando a eles a resolução de problemas que acontecem dentro da sala de aula, além de pouco efetivo, não raro, tem gerado um sentimento de angústia e fracasso nos familiares, além de ser motivo de tensão no relacionamento com os filhos.

Nessa proposta de estudo, sugerimos entender melhor o papel da escola e da família na formação de nossas crianças e jovens, estendendo a reflexão para as práticas de comunicação com a família comumente adotadas, como o envio de bilhetes ou notificações eletrônicas aos pais.

Baixem o texto: “A comunicação entre escola e família por meio dos bilhetes ou notificações eletrônicas”, de Telma Vinha e Luciene Tognetta. Depois assistam à entrevista da Profa. Telma Vinha para o Programa Net Educação, sobre os papéis da escola e da família e os limites de cada um na formação de nossas crianças e jovens. E, caso queiram se aprofundar nesta reflexão, propomos assistir este vídeo de uma palestra da Profa. Telma Vinha para o SINPRO SP. Os arquivos completos dessa sequência de estudos estão todos disponíveis nas abas abaixo.

Bons estudos!

 

Peças do módulo (selecione as abas abaixo para abrir as peças):

"A comunicação entre escola e família por meio dos bilhetes ou notificações eletrônicas", de Telma Vinha e Luciene Tognetta
Entrevista da Profa. Telma Vinha para o Programa Net Educação, sobre os papéis da escola e da família e os limites de cada um na formação de nossas crianças e jovens
Palestra da Profa. Telma Vinha para o SINPRO SP